segunda-feira, 17 de maio de 2010

Determinação de Resistência Mecânica em Comprimidos

Os testes de resistência mecânica, tais como friabilidade e dureza, são considerados oficiais dentro do contexto legal da Farmacopéia Brasileira e como tal, constituem elementos úteis na avaliação da qualidade integral dos comprimidos com ou sem revestimento. Estes testes visam, especificamente, a demonstrar a resistência dos comprimidos a ruptura provocada por golpes ou fricção, durante os processos de revestiemnto, embalagem, transporte, armazenagem etc.



Dureza


O teste consiste em submeter o comprimido a ação de um aparelho que meça a força aplicada diametralmente, necessária para esmaga-lo. A força é medida em newton (N). Para testes de comprimidos, o mínimo aceitável é de 30 N (aproximadamente 3 kgf)


Friabilidade


Friabilidade é a falta de resistência dos comprimidos a abrasão, quando submetidos a ação mecânica de aparelhagem específica.
O teste consiste em pesar com exatidão um mínimo de vinte comprimidos, introduzí-los no aparelho e submetê-los a ação do aparelho e retirá-lo após efetuadas cem rotações num período de 5 minutos.
Após remover qualquer resíduo de poeira dos comprimidos, eles são novamente pesados. A diferença entre o peso inicial e o final dos comprimidos, representa a friabilidade em função da porcentagem de pó perdido. Consideram-se aceitáveis os comprimidos com perda inferior a 1,5 % do seu peso ou a porcentagem estabelecida na monografia, quando submetidos ao teste descrito.
obs: Para o cálculo da porcentagem de friabilidade não são considerados os comprimidos lascados ou que se separam em duas camadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário